Guia básico de Pit Fire
Queima a lenha no buraco ou pit fire
Dimensões
Largura 1 m
Profundidade 1 m
Comprimento 1,5 m ~ 4 m
Material
Para chaminé
2 manilhas (diâmetro= 10 cm; altura= 1,2 m de altura)
8 tijolos
Para queima
2 metros cúbicos de lenha grossa e fina
2 a 3 sacos de 100 l de serragem
Papelão e jornal
Fósforo
Para tampar
2 placas de metal ondulado (com furos para encaixar as manilhas)
Para controlar a chama
Baldes com água
Terra
Para montagem do forno
Placas ou mantas refratárias
Tijolos
Para dar manchas extras
Sal de cozinha
Carbonato de cobre
Fio de cobre
Para não manchar
Barro/ barbotina
Peças de Cecilia Akemi
Terra sigillata
1º - Pesar e moer no almofariz com um pouco de água destilada
2º - Colocar tudo dentro de uma garrafa pet e terminar de misturar
3º - Deixar descançar por 48h. Cortar a garrafa com estilete, um pouco acima do limite da água com a terra sigillata decantada, conforme demonstrado na imagem acima (coloque sobre uma bacia para escorrer)
4º - Passar de 4 a 5 camadas na peça em ponto de couro e polir.
Montagem do forno
Chaminés: uma em cada canto oposto, sobre quatro tijolos colocados dois a dois, deixando um espaço no meio para passagem de oxigênio. Cuidado para não obstruir essa passagem
Serragem: forra todo o chão com uns 10 cm de serragem
Isolamento: nas laterais, junto à parede, colocar 10 a 15 cm de madeira bem grossa
Peças
Madeira: começamos fazendo uma trama com tábuas para proteger as peças. Em seguida colocamos as madeiras mais grossas, as mais finas, terminamos com gravetos e papelão para acender o fogo
Tampa: para abafar.
Tentando controlar as manchas
A serragem provoca manchas pretas. Podemos evitá-las isolando a peça com placas refratárias, manta cerâmica ou tijolos.
Ou provocá-las jogando mais serragem por cima, dentro das peças abertas, onde quiser.
Quanto mais fina a serragem, mais intensa a mancha.
O carbonato de cobre provoca manchas avermelhadas, alaranjadas e acobreadas.
A maneira mais eficiente que já experimentei foi colocando- o em recipientes, sobre sal de cozinha. Quando a temperatura sobe, o vapor mancha a peça. Podemos colocar a mistura sobre a serragem, fazer bonecos em jornal, jogar por cima das peças, etc. Aqui está um espaço aberto para suas experiências.
Obs.1: o degradê cinza- esverdeado que acontece nas peças de barro vermelho, ao redor da mancha preta provocada pela serragem, é lindo (é a redução do óxido de ferro do barro).
Obs.2: podemos usar vários tipos de barro, engobes, terra sigillata, talco, polimento, variar a temperatura de biscoito entre 700°C a 1000°C...
Um campo imenso de possibilidades para explorar!
O fogo
Começamos colocando o fogo em vários pontos de maneira bem uniforme.
Se a madeira estiver queimando muito rápido, controlamos jogando terra, água, cuidando para não molhar muito e pondo mais madeira se necessário.
Depois de ter certeza que a madeira vai continuar ardendo, tampamos, abafando o fogo.
Continuar observando a fumaça por três ou quatro horas. Se diminuir, abrir um pouco a tampa.
O importante é que continue saindo bastante fumaça, uniformemente por todos os lados e aos pouco pela chaminé.
Deixar queimando até o dia seguinte pelo menos. As cinco primeiras horas são as que precisam de mais atenção.
Livro de apoio
“Sawdust firing” de Karen Hessenberg.
Olá Cecília! Aqui é Mônica Tezuka! Estou voltando a fazer cerâmica depois de 10 anos. Ainda lembro de quando fizemos essa queima em Valinhos. Saudades! Bjs.